Saúde Bucal


Relato

    Este texto foi inspirado nas minhas consultas ao dentista. 

Ao descobrir que estava com uma doença periodontal, resolvi compartilhar esta experiência. Trazer conteúdos que possam conscientizar outras pessoas quanto a importância de uma boa higiene bucal.









Uma visita ao dentista e várias descobertas


Muitas vezes não nos atentamos aos cuidados diários por vários motivos.

A rotina diária repleta de tarefas, sintomas psicológogicos, como ansiedade, tristeza, depressão faz com que a higiene bucal acabe ficando em segundo plano.

Mas basta uma simples visita ao dentista para que você perceba que algo em sua saúde bucal não vai vem.

A gengiva aparece inflamada, seus dentes com tártaro e cárie.

Descobre que está com gengivite.

E você começa a indagar ao dentista;

" O QUE É GENGIVITE?"

Ele responde sem meias palavras;

"É o primeiro estágio de uma doença que pode levar a perda dos seus dentes, a doença periodontal."

A doença periodontal possui três fases: 

A fase inicial chamada de gengivite, que causa inflamações e sangramentos na gengiva.

A fase intermediária e a avançada que é chamada de Periodontite. Esta é a fase mais agressiva da doença periodontal. Nesta fase não atinge só as gengivas, mas também os ossos que sustentam os dentes. Causando a perda dentária.

E vem o desespero. O medo da perda dos dentes. Medo dos procedimentos dentários. Seria mais fácil ter sido mais cuidadosa com a higiene bucal. Não é?

Dando continuidade ao diálogo com o dentista...

" O que faço para recuperar minha saúde bucal?" (Eu)

" Seja neurótica com a limpeza e a higiene bucal.

Melhore seus hábitos.

Use fio dental, escove os dentes no mínimo três vezes ao dia e um enxaguante bucal para ajudar a matar as bactérias que estão provocando a gengivite." (Dentista)

Sai do consultório pensando nas palavras do dentista.

E comecei a pesquisar em diversos blogs tudo que fosse relacionado a saúde bucal e a gengivite. E pudesse solucionar meu problema.

E comecei a testar várias receitas caseiras. Usei bicabornato de sódio para escovar os dentes e tentar retirar o tártaro. Não tendo sucesso, peguei o bombril e comecei a esfregar na região onde estava o tártaro. Novamente sem sucesso. Fiz bochechos com líquidos variados. Água com sal, chá com folhas de goiabeira, erva cidreira, camomila...

Porém a gengivite não melhorou. O problema agravou. Minha gengiva inflamou ainda mais, aumentando o inchaço. Começou a dificultar a mastigação. Não sendo possível me alimentar adequadamente. Comecei a tomar Iboprofeno. 

Um problema que evoluiu em poucos dias. Fazendo com que eu voltasse ao dentista pedindo ajuda. Que por favor curasse a gengivite. Fizesse limpezas, o que fosse possível para que eu voltasse a dormir em paz e me alimentar normalmente.

Foi necessário realizar uma raspagem subgengival, abaixo da linha da gengiva com um instrumento chamado cureta. Foi um procedimento trabalhoso e demorado. 

As gengivas sangravam por estarem muito inflamadas.

Até o momento foram duas limpezas e uma gengivoplastia.

O QUE É GENGIVOPLASTIA?

A gengivoplastia consiste num procedimento cirúrgico para retirada de uma pequena parte da gengiva. Muitos artistas realizam este procedimento para melhorar a estética bucal. No entanto, foi necessário realizar este procedimento, não só por motivo estético, mas para melhorar a limpeza dental e tentar conter a inflamação.

Na quarta consulta ao dentista foi constatado que a técnica de escovação utilizada e o uso inadequado do fio dental poderia estar dificultando a cicatrização das gengivas.

Foi solicitado que leve a escova de dente para que o dentista possa orientar qual melhor técnica de escovação. 


O tratamento dentário ainda está em andamento.

Nas próximas postagens veremos quais as técnicas de escovação. Qual foi técnica indicada pelo dentista. A escova de dente recomendada. O enxaguante recomendado.



Tenha bons hábitos diários


Então querido leitor 

Tenha bons hábitos diários, mantenha sua saúde bucal e evite doenças periodontais.

Não deixe de dar uma passadinha no dentista no mínimo de seis em seus meses. Trocar a escova de dente de três em três meses ou depois de gripes e resfriados, escovar os dentes da forma correta três vezes ao dia, usar o fio dental no mínimo uma vez por dia.

E não esqueça...

 Tenha uma  alimentação saúdavel.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que é bloqueio criativo?

Saúde Bucal

Como é a rotina de uma estudante EaD