Saúde Bucal
A respeito do tratamento para gengivite
Técnicas de escovação
Ao retornar ao dentista depois de duas limpezas inferiores e uma gengivoplastia recebi orientações de técnicas de escovação onde fui orientada a escovar os dentes com movimentos circulares na parte da frente e de trás com movimentos de varredura.
Não foi recomendado o uso de nenhuma pasta específica. Fui orientada a usar sempre o fio dental e escovar os dentes utilizando técnicas de escovação eficiente.
Já a escova de dentes recebi a indicação de uma marca que gostei bastante.
A Curaprox Ultra Solft 5460. Além de ter um designer bonito, com cores diferentes, é Ultra Macia. Pois a gengivite deixa as gengivas sensíveis e o ideal é usar uma escova mais macia.
As escovas normais são mais duras e tendem a machucar mais e deixar as gengivas ainda mais irritadas. A escova tem que limpar sem machucar.
Apezar de não ter recebido nenhuma indicação de marcas de fio dental do dentista. Eu apenas dou preferência ao fio mais fino por ter os dentes mais juntinhos.
Quanto ao enxaguante bucal eu optei por não usar até o momento. Pois notei que quando usava uma determinada marca de farmácia minhas gengivas ficavam mais avermelhadas e inchadas.
O dentista associou a gengivite, mas eu parei e voltei a usar novamente e notei irritar. Então parei por conta própria. Até experimentar um que não irrite.
Para evitar a evolução da gengivite melhorei a higiene bucal e faço acompanhamento com o dentista. Limpezas quando necessário. De dois em dois meses, de três em três meses... E assim vai diminuindo com a diminuição da doença e melhoria da higiene bucal para não acumular placas bacterianas.
A recomendação mais importante é ter uma higiene bucal eficiente. Escovação correta e uso de fio dental.
Espero que a minha experiência ajude a conscientizar outras pessoas quanto aos cuidados dentários. Pois os dentes influenciam na nossa auto estima. Além de prejudicar a alimentação, devido a dificuldade de mastigação.
Comentários
Enviar um comentário